Um Passo Para O Cerro

O anseio dos irmãos da confraria das Dores, do Cerro, de integrar, ao Senhor da Humildade sobre o namoro do Sábado Santo está ainda mais perto de ser cumprida. No passado dia 7 de junho, deram um vasto passo nessa direção: resolveram um dos quatro desenhos de inmensuráveis artistas haviam divulgado a concurso.
O projecto de Francisco Carrasco se impôs por 196 votos dos 261 emitidos pras propostas intrigantes dos Irmãos Cavaleiro, de Tomás Rodrigues Barba com Manuel Madrid Silva, e de Juan Manuel Pérez. Francis, como lhe chamam carinhosamente, está muito feliz.
- Mar.2009 | 10:07
- 6 Comemorações modernas
- Rakitic se machuca e é incerteza contra o Espanyol
- Capítulo 4×067 (792) – “que Estranho Casal”
Agitado. Seu assistir irradia emoção. Lhe brilham os olhos quando fala de sua comunhão de toda a vida, onde diz que amadureceu no decorrer dos oito anos em que fez cota da junta de governo de Francisco Carreira Igrejas, a Coroação da Virgem. Até a sua voz transmite ilusão em cada expressão.
“Foram muitos meses, até já anos, pensando que este sonho e neste momento ficou realidade. No meu caso, além de fazer um passo pra Sevilha é um projeto profissional muito atraente, também entra o fator sentimental, que quem sabe seja ainda maior. Eu nasci no Morro, fui desenvolvido no Morro, eu morei lá até os trinta e três anos, quando eu tive que encaminhar-se por circunstâncias.
Pouco depois que me casei e já não vivo no Morro, contudo nunca perdi esse elo tão potente. É um bairro muito familiar, como um público. É a minha vida. Eu sou a pessoa que sou em consequência a minha irmandade, pelas pessoas que ali estavam, mais velhos que eu, que me serviram de fonte na minha vida”. Por diversas ocorrências, principalmente pelas datas tão diferentes de realização, ou, em alguns casos, simplesmente por inexistência de critério ou compreensão, os passos de determinadas confrarias somente têm nada a ver de perto entre si esteticamente. Em o Morro se pesquisa desde há de imediato algum tempo a harmonia, e nesta linha diz ter trabalhado Francisco Carrasco na hora de levantar este terceiro passo.
De acordo com o artista, “o eixo de tudo é o palio, o primeiro passo que houve pela irmandade. O passo atual de mistério tem também várias fontes do passo de palio nas linhas arquitetônicas, que são renascentistas. São linhas retas, com molduras, com mitras, contudo decorado com ornamentos barrocos.
O passo de palio lhe dá fonte pra época de mistério, e o passo de mistério me apresenta a mim uma referência para ter concebido o passo do Nazareno. Segue um estilo barroco, pela linha da irmandade. Do mistério eu captado o tom de verniz. Também o tipo da ourivesaria: o tamanho é madeira, envernizada, e depois leva toda a imaginação, os faróis, os imperiais das tulipas dos candelabros… tudo em ourivesaria imitated a bronze.
Se fora com prata seria repetitivo. Trata-Se de uma transformação de tonalidade cromática mantendo os mesmos utensílios para manter a elegância do passo de mistério”. O monte, em maneira de extenso peanha, retrata uma suporte piramidal, de forma que o Nazareno adquira o máximo protagonismo. Que o projeto do cesto ingerir de referências de inspiração em clássicos não significa que não existe espaço pra inovação.
Como você podes ver pela maquete, chamarão a atenção os quatro anjos de cantos em imitação de bronze. Qualquer um deles portará um dos 4 elementos que compõem o brasão de armas da empresa: a águia, o coração com 7 punhais, a cruz e a custódia. Outros dois anjos, bem como de porte adulto e de torso nu, emergirão do respectivo tamanho do cesto para suportar os candelabros laterais do passo. Da cintura pra nanico, por tal, se fundirão com a folhagem ornamental.
você Não ama comemorar os eventos em grande? Você prefere viver o vosso aniversário pela intimidade? O que vos parece miraros os olhos no tempo em que degustáis um dos melhores sushis da cidade? No Miss Sushi Hortaleza podereis fazê-lo em um lugar marcado pelo caráter urbano e ante o seu conceito-chave de fresh & chic. Se quiser uma noite intimista, comunicativo e desigual, ou simplesmente surpreender a sua parceira com um jantar no teu restaurante de comida japonesa favorita, eu acredito de que escolher este espaço é a ótima idéia. Você prontos pra degustar comida japonesa da sensacional? Queres uma noite romântica em Madrid, entretanto marinheira? Pulperia & Brasserie Mar e Morena é um restaurante moderno situado no Centro Comercial Heron City (Lisboa).