História Do Equador

Publicado por admin em

A História do Equador, é um conjunto de eventos no tempo, dos quais só existem dados válidos e objetivos. Os primeiros habitantes do que hoje é o Equador foram tribos nômades de caçadores – coletores vindos do norte.

As populações do período pré-inca viviam em clãs, que criavam comunidades exógamas. A cultura Valdivia se estendeu de Manabí até a província de Santa Elena, resultando-se a primeira da América. Período de Desenvolvimento Regional. Na Fase Pré-cerâmica, Las Vegas, Chobshi, O Punin, Cubilán e O Inga constituem a génese deste tempo, que se iniciou ao desfecho da última glaciação e se estendeu até o ano de 4200 a. C., e cuja presença se reflete nos restos ósseos e numa grande quantidade de pontas de seta fabricadas normalmente de obsidiana e basalto; e em variados instrumentos cortadores e raspadores feitos com os mesmos instrumentos.

No Oriente, inúmeras evidências revelam uma presença muito antiga do homem. Em Palanda (Zamora-Chinchipe), arqueólogos constataram vestígios de uma das mais antiga cultura da região (3000 a. Las Vegas é a estação pré-cerâmica da costa equatoriana, que tem sido mais estudada pelos pesquisadores. O homem de Las Vegas utilizou a madeira para a elaboração de instrumentos de caça, como dardos e lanças; com afiadas lâminas de cana, produziu facas, e elaborou implementos de cultivo usando grandes conchas marinhas. As amostras mais essenciais dessa cultura que ordena o enterro chamado “Os Amantes de Sumpa”.

A Cultura Machalilla ocupou o território da atual província equatoriana de Manabí, e divisão das províncias vizinhas de Santa Elena com significativas contatos com a localidade interandina. Teve ligações muito próximas com as culturas de Valdivia e Chorrera. A Cultura Chorrera teve teu núcleo no web site La Chorrera, situado na margem ocidental do rio Babahoyo; no entanto estendeu a sua presença pra quase todas as regiões litoral e inclusive várias da serra. Períodos de formação: Formação cedo, formativo meio, formativo tardio.

O tempo de Desenvolvimento Regional determinou, pela primeira vez, as diferenças regionais ou territoriais pela organização política e social dos povos que a compõem. A Chimba é o web site de cerâmica mais cedo dos Andes do norte, ao norte de Quito, e é representativa do Período Formativo na sua última época.

Seus habitantes estabeleceram contato com muitos povos da costa e da serra, mantendo íntima relação com a cultura Cotocollao, localizada no planalto de Quito e seus vales vizinhos. A Cultura da Bahia, ocupou os territórios que se estendem desde os contrafortes da cordilheira dos Andes até o Oceano Pacífico; e a partir de Bahia de Caraquez, até o sul de Manabí. Durante esse tempo, surgem consideráveis senhorios, confederações, estados e cidades, sendo as áreas mais respeitáveis da costa e da serra.

  • Início da competição civil peruana de 1884-1885
  • quinze Eugen von Böhm-Bawerk
  • 12 Elliot (capítulo 7)
  • 1978 Especialidades MV ampliadas

Os Manteños constituem a última cultura pré-colombiana na região litoral do Equador, e foram aqueles que, em seus povoados, resolveram as naves espanholas, pela primeira vez, sulcando as águas equatoriais do Mar do Sul. Segundo a evidência arqueológica e as crônicas dos espanhóis, se estendia desde a atual Bahia de Caraquez na província de Manabí, passando pelo Cerro de Folhas e estendendo-se até o sul da província.

Os cobertores montaram delicadas técnicas para o trabalho em ouro e prata, e dedicaram extenso quota de tuas atividades para os estilos religiosos. Alguns de seus artefatos mais conhecidos são tuas cadeiras ou tronos, que se encontravam no monte de Folhas de Manabí, os quais tinham fins religiosos e políticos. Costumavam fazer sacrifícios humanos, e adoravam a serpente, o jaguar ou puma, e a deusa Umiña, representada por uma extenso esmeralda. O centro de cultura, a atual Cobertor, então chamado em homenagem a esta cultura. A cronologia específica pra cultura se estende desde o ano 600 da nossa era até 1534, ano em que Francisco Pacheco, fundou a vila de Porto Velho.

Categorias: Finança